Bênçãos Onde Menos Esperamos



Texto Base Genesis 45 : 1-8

Hoje em dia, muito se fala sobre a tal da teologia da prosperidade que é ensino surgido nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos da América, a partir da interpretação de alguns textos bíblicos como Gênesis 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, o que não nada ruim se não fosse a controvérsias que este ensinamento não explica, tal como, o homem fica ligado nas riquezas terrenas se desligando das coisas do mundo, mas, não este assunto de hoje, hehehe.

Vamos falar sobre José, 11º filho de Jacó e o mais velho de Raquel. Jacó amava muito a José por que era filho da sua velhice, Jacó tinha um amor maior por José do que aos outros filhos e por causa disso, seus irmãos tinham muito ciúmes dele.

Certa vez José teve um sonho “Vi que nós estávamos no campo, e o maço de grãos de vocês se inclinava diante do meu!” Com isto José conseguiu aumentar a fúria de seus irmãos por ele, mas pouco tempo depois José teve mais um sonho, sonhou que o sol e a lua e onze estrelas se inclinavam diante dele, e desta vez até o seu pai que o tanto amava veio a duvidar do menino o reprendendo em palavras dizendo “Você acredita que eu e seus irmãos vamos nos inclinar diante de você, José?. Tudo isso cooperou para aumentar ainda mais a raiva, o ciúme e a inveja de seus irmãos.

Passados alguns tempos, Jacó pede que José ir vigiar seus irmãos que deveriam estar no campo cuidando do rebanho e dos gados, pois queria saber se estava tudo bem com os animais e seus outros filhos. José vai até onde estavam seus irmãos e chagando lá seus irmãos o avistam de longe e disseram “LÁ VEM AQUELE SONHADOR” zombando do menino e com ódio e rancor em seus corações planejam matar a José e dizer a seu pai que foram às feras que o matou e comeram, pensando até que nunca seriam descobertos e que nunca mais teriam que ouvir os sonhos de José; mas, Rúben, seu irmão mais velho não concordava com aquilo, Então, propôs o seguinte aos demais: “Vamos colocá-lo nesta cova e assustá-lo um pouquinho!”
Assim que José se aproximou, seus irmãos o agarram. Jogaram-no em uma cova onde não havia água alguma. Seus irmãos não pareciam sentir remorso. Sentaram- se, comeram pão e fizeram de conta que nada havia acontecido.

De repente, os irmãos de José viram um grupo de ismaelitas que estavam a caminho do Egito. Judá, um dos irmãos, deu a ideia de vender José, como escravo, aos viajantes.
“De que adiantaria dar um sumiço em José, esconder o seu corpo? Creio que seria mais vantajoso se o vendêssemos para esses homens!” Os irmãos concordaram com a ideia e tiraram José da cova. Quando os mercadores iam passando, ofereceram José e o venderam como escravo por vinte moedas de prata.
Mas Rúben, mais sensato, quando retomou e refletiu a respeito da ausência de seu irmão, ficou deprimido e, em sinal de profunda tristeza, rasgou as suas próprias roupas. Ele, sendo o mais velho dos irmãos, era responsável por José. O que vou dizer ao nosso pai?”, perguntou Rúben, desesperado.

Depois de pensarem e conversarem um pouquinho, os outros, sem tristeza alguma, mataram um cabrito e com o seu sangue mancharam o casaco de José, para fazer de conta que José tinha sido morto por um animal selvagem.
Eles voltaram e mostraram o casaco a Jacó. O pai logo o reconheceu e não teve dúvidas de que José havia sido atacado por uma fera. “Vou chorar até o dia em que eu for sepultado!”
Ninguém conseguia consolá-lo, nem mesmo seus filhos. Por desespero, ele rasgou as suas roupas e ficou lamentando a morte do seu amado filho por muito tempo.

A partir daqui eu começo a sentir a gloria de Deus, como o Senhor Deus trabalha quando quer abençoar um filho dEle.
José é levado para o Egito e vendido a Potifar general dos exércitos egípcios, pessoa de muitas riquezas e poder econômico... E vendo Potifar que em tudo que José colocava as mãos, era abençoado e tudo o que fazia era prospero, o colocou como mordomo de sua casa entregando tudo o poder de comandar os empregados nas mãos de José.

Potifar era um eunuco, O que é um eunuco pastor? Eunuco é uma pessoa que tem problemas em seus órgãos genitais, problemas esses causados por doenças ou são congenitamente não funcionais, mas, Potifar era casado e sua mulher num ato de pecado desejou ter José em sua cama, mas, ela não sabia que José era cheio do Espirito santo, temia ao Senhor Deus dos Exercito, José correu do pecado, e a mulher mente para o marido que José teria tentado ter relação com ela, e fazendo Potifar criar raiva de José mandou o prender.
Quando o inimigo, o diabo vê que um filho de Deus esta sendo abençoado e prospero, ela lança algumas setas pra tentar derrotar e fazer com que nós percamos a fé e se desvie dos caminhos de Deus, ele fez isso com José, usou uma mulher desonesta com seu marido para atrapalhar o relacionamento de José com Deus, mas, José não intimida, continua na fé pois acreditava nas promessas de Deus em sua vida, ela tinha certeza que Deus era com ele.

Junto dele havia um padeiro e um cozinheiro que tinham ofendido a faraó, e certa noite os dois, o padeiro e o cozinheiro tiveram um sonho, cada um o seu e cada com o seu significado, mas, ambos não puderam entender e ficaram perturbados, José vendo a angustia dos homens pede que conte a ele os seus sonhos e Deus iria interpreta-los, Jose interpretou o sonho do cozinheiro e disse que em três dias ele sairia da prisão e retornaria ao cargo cozinheiro de faraó e ouvindo o sonho do padeiro disse, também, que em três dias ele sairia da prisão, mas, seria morto, condenado e sua carne seria dado as aves do céus para que comessem, e assim sucedeu.
E passando 2 anos, farão tem um sonho que o deixa inquieto e nenhum de seus magos e sábios, souberam interpretar o sonho de faraó. Mas, pela graça do Senhor Deus que nunca abandona uma filho dEle, fez com que o copeiro se lembrasse de Jacó na prisão.

O cozinheiro fala de Jacó a farão dizendo: senhor, lembro-me do meu passado agora, certa vez quando estive preso, tive um sonho, um garoto o interpretou e o que ele disse se cumpriu, pois estou hoje no meu cargo novamente. Faraó manda chamar a Jacó, a palavra de Deus diz que Jacó se barbeou, trocou de roupa e foi ate faraó, chegando lá ouviu o sonho do Faraó e interpretou, a faraó vendo sentido no que ele falará, e vendo que os conselhos que José transmitia era bom, o colocou como governador do Egito, ele tinha o poder de mandar e desmandar. O Senhor Deus cumpriu a promessa e fez de José homem de poder, e respeitado por todos. A prisão de José o levou ao governo, Deus transformou a vida de José, de escravo a governador.

Talvez você esteja desesperado, sem dinheiro, doente, achando que tudo esta perdido, talvez você esteja hoje, vivendo numa prisão espiritual que nada da certo em sua vida, através de você aceitar a Deus e adora-lo em tudo como fez José, Deus põe um ponto final desta angustia e te faz um vencedor.
Podemos ver na Bíblia Sagrada, pelo menos, mais tres episódios na vida de pessoas que Deus abençoou.

1º As perdas de Jó terminaram em bênçãos dobradas.

Jó era um homem integro, fiel e temente a Deus. Tinha de tudo não lhe faltava nada, Jó era dono de muitas terras, possuía 7mil ovelhas, 3mil camelos, 500 juntas de boi e 500 jumentas, tinha muitos empregados, tinha 7 filhos e 3 filhas era o homem mais rico do Oriente, mas ele era a pessoa mais temente a Deus, era louco por Deus.

E com permissão de Deus o diabo tocar em tudo quanto ele tinha, dai você pode dizer: AI PASTOR, MAS, POR QUE DEUS FEZ ISSO?  Deus queria provar que Jó não estava ligado as coisas terrenas, ao materialismo e o mais importante queria mostrar pra satanás que Jó amava e era temente a Deus. E da noite para o dia Jó perdeu todos os seus bens e até os seu filhos, mas Jó não negou a fé e a recompensa de Deus foi maior, Deus devolveu a Jó tudo em dobro, 14mil ovelhas, 6mil camelos, 1mil juntas de boi e 1mil jumentas e devolveu os seus 7 filhos e as 3 filhas, Jó viveu 120anos adorando e exaltando ao Senhor Deus.

2º as blasfêmias de Golias levou Davi a honra

Davi era menino, sem capacidade e experiência em batalhas, mas um gigante estava menosprezando e blasfemando contra Deus, e o exercito do rei Saul estava se acovardando em lutar contra Golias. Davi num ato de loucura total a Deus resolve lutar contra o gigante que dizia que Deus não era nada, que o Exercito de Deus não podia derrota-lo, Davi luta, derrota o gigante, arranca-lhe a cabeça com a própria espada do inimigo, casa-se com a filha do rei Saú e livra a família de pagar impostos, nada disso Davi teria conseguido fazer se Deus não tivesse colocado as suas mãos e abençoado a Davi.
Davi foi honrado por Deus diante dos homens e através dos homens.

3º A Prisão de João Seguiu-se a revelação

João era uma pessoa que levava o evangelho, pregava e anunciava a mensagem de salvação, foi preso em uma ilha chamada Patmos por causa do evangelho de Cristo, não que o evangelho seja uma coisa ruim naquele tempo, mas, por que o Imperador romano estava querendo que todos adorassem somente a ele se intitulando deus e senhor, e como João não quis adora-lo, o imperador mandou prender João.
João foi levado para a ilha de Patmos pra que ninguém mais tivesse contato com ele, e ele deixasse de pregar, mas foi na prisão que Jesus Cristo se manifestou e deu a João as revelações do Apocalipse, Deus o abençoou muito, quem dera poder ver Jesus Cristo novamente, quem dera nós poder estar frente e frente com Jesus de novo e ouvir as revelações de Deus.

Estes são alguns acontecimentos que demonstram que Deus nos dá bênçãos quando menos esperamos e de lugares que nem imaginamos, José nunca iria imaginar que através da humilhação que sofreu de seus irmãos sendo jogado num poço e depois vendido pra ser escavo, Deus iria fazer dele um homem prospero e abençoado, Jó amou tanto a Deus e nunca negou a fé e foi recompensado por Deus. Davi através de uma marmita que foi levar pros seus irmãos, Deus o ajudou a vencer o gigante, e João na luta e perseguição pode novamente ver Jesus Cristo e ouvir a voz de Deus e “descobrir” o futuro.
Deus trabalha de maneira que pra nós é sem noção, que nós não podemos entender, Deus pode te abençoar é só você se entregar a Ele, e obedece-lo e fazer a vontade dEle, nunca negando a fé. Deus não desistiu de você.

Amem.

Nenhum comentário:

Pages