A Família Cristã



Hoje iremos falar sobre a família e o lar.
Vamos primeiramente definir a palavra LAR.
Lar é um local, onde podemos viver em harmonia, com os nossos familiares. Esta palavra significa calor, conforto e amor, LAR é uma construção de valores e caráter dos indivíduos que convivem juntos em um lugar onde chamamos de CASA que é uma construção de pedra, tijolos e areia basicamente.
FAMÍLIA é um grupo social de pessoas ligado por uma descendência em comum.
Deus é um ser comunicativo e criou o homem herdando esta qualidade, Quando Deus criou o homem viu que necessitava de companhia, então criou a mulher. Naquele tempo não existia o casamento cerimonial ainda, mas como Deus pensa em tudo, criou a mulher da costela do homem para uni-los em uma só carne, um só osso, um só amor, os abençoando com o poder de procriação ordenando que a terra fosse povoada.
Surgiu a primeira família na face da terra.

Existe hoje no mundo dois tipos de lares, o cristão e o ímpio.
O lar ímpio é aquele onde a presença de Deus não é buscada, invocada, onde o diabo tem reinado, trazendo a destruição do casal, vícios, brigas e traições.

O lar cristão é um lugar  agradável para todos os indivíduos envolvidos, é um lugar que tem como plano de salvação a palavra de Deus. Um lar cristão recebe muitas bênçãos das mãos de Deus e muitas delas podemos encontrar descritas na bíblia sagrada.

A primeira é DIREÇÃO SEGURA, descrita em Salmos 119:105 que diz “lâmpadas para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. Um lar cristão é guiado pelas santas escrituras, todas as atitudes que tem que ser tomadas é unicamente com autorização de Deus.
Uma família que tem uma direção segura nunca se desvia por atalhos, mas permanece no caminho reto e seguro da palavra de Deus. A bíblia nos diz que existem caminhos que para o homem é certo, mas que no final dele esta a morte e a perdição. Hoje muitos lares são destruídos por vícios da bebida, cigarro, drogas, amantes, prostituição e traições porque não busca a presença, o amor de Deus no lar.

A segunda benção é a PRESENÇA DE DEUS no lar cristão descrita em I Crônicas 17:25 Porque tu, Deus meu, revelaste ao ouvido de teu servo que lhe edificarias casa; pelo que o teu servo achou confiança para orar em tua presença”. Quando não buscamos a Deus, vivemos mortos espiritualmente, vivemos numa ilusão de que tudo no mundo é bom, que tudo no mundo é prazeroso, de que tudo no mundo é licito fazer, o que realmente é. No mundo tudo é certo fazer, mas nem tudo é agradável a Deus, nem todas as atitudes irão glorificar a Deus. Existem pessoas que é crente Raimundo – com um pé na igreja e o outro no mundo - o lar que não edifica a casa na presença de Deus não tem felicidade, não tem paz.
Livro de II Crônicas 27:6 diz “Assim se fortificou João, porque dirigiu os seus caminhos na presença do SENHOR seu Deus”. Um lar que segue vive nos caminhos do SENHOR é um lar forte, o diabo não consegue atingir a nenhum individuo da família, por que a PRESENÇA DE DEUS ESTÁ NO LAR.


A terceira benção é a PROSPERIDADE. No livro de Gênesis 39:2-4 “E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha”.

Um lar cristão é prospero por que o SENHOR DEUS esta presente na vida de cada individuo, quando entregamos a nossa vida de corpo, alma e espirito ao SENHOR DEUS o Senhor nos abençoa de uma forma tão grande que nunca imaginamos, nosso Deus é o dono do ouro e da prata e nos, os filhos de Deus, somos herdeiros dEle e tudo na hora certa, no momento certo aa vitória nos dá. O filho de Deus não passa por necessidade, por que o Senhor é com ele.

A quarta benção é PROTEÇÃO descrita no livro de Salmos 91:7 “mil cairão ao seu lado e dez mil a sua direita, mas tu não serás atingido”  um lar cristão é blindado pelo sangue de Jesus, nada e ninguém pode atingir este lar. Os anjos do Senhor acampam ao redor do lar cristão e nada atingi, nenhuma praga chega neste lar. Um lar cristão esta guardado de baixo das asas do Senhor protegido pelo escudo da justiça.
A quinta benção é a SAÚDE. E temos a confirmação disso em Marcos 1:30-31 E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.
Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os”.
 
Dentro de um lar cristão não existe doença, vemos que só de pegar pela mão de Jesus a sogra de Pedro foi curada. Vejam até a sogra é abençoada num lar cristão kkk. Porque eles serviam o Senhor Jesus, e é assim também conosco quando servimos Jesus com amor e fidelidade as doenças não tem autoridade em nossas vidas. A não ser que seja por permissão de DEUS para provar o nosso amor por ele.
Todos conhecem a historia de Lazaro, ele estava doente e suas irmãs mandaram avisar a Jesus, Jesus responde que a doença de Lazaro não era para a morte, mas para a gloria de Deus; estava nos planos de Deus que lazaro morresse, ficasse quatro dias mortos só depois fosse ressuscitado, tudo isso para que o povo cresse em seu poder e para provar o amor de Marta e Maria pelo Senhor Jesus.


A sexta benção é a VIDA.
Além da historia de Lazaro que foi morto e reviveu pelo poder de Deus temos também a historia do cervo de um centurião que também foi ressuscitado por Jesus. Lucas 7:13-15 “E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o a sua mãe”. 
Esta historia é mais uma confirmação de que Jesus tem compromisso com aqueles que o servem de coração e fidelidade.
Jesus tem poder sobre a morte e quando ele fala a morte tem que obedecer, Jesus mandou o morto levantar e levantou, acabou com a tristeza daquela mãe que chorava pela morte do filho.
Um lar cristão tem vida em Cristo Jesus e a certeza de que a morte carnal e espiritual não pode atingir os familiares.




A sétima benção é a SANTIFICAÇÃO.
Êxodo 3:3-5
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa”.
Uma família crista é santificada no sangue de Jesus, e sendo santificado no sengue de Jesus podem se aproximar cada vez mais DEUS, do corpo e do sangue Jesus.


E para encerrar encontramos além de muitas outras a oitava benção no lar cristão. A TRANSFORMAÇÃO.

Para esta benção lemos: João 2:1-10

“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”

Um lar quando se entrega a Deus é transformado, como foi transformada a aguá no vinho. Aquele lar que uma vez era destruído pelos vícios, brigas e separações agora é abençoado renovado e consagrado no poder de Deus.
As pessoas que diziam pro lar sem Jesus – Esses não tem mais jeito nem solução, a única forma de mudar é se morrerem e nascerem de novo – Depois que o lar vem pra igreja e renova uma aliança com Deus as pessoas dizem – Como eu queria fazer parte desta família, porque no meio deles não tem doenças, são prósperos, eles tem vida – O mundo precisa reconhecer que em um lar cristão a presença de Deus é grande.
Os seus vizinhos reconhecem que em sua família que age é Deus.

Que nossos lares possam realmente ser um lugar de construção de amor caráter e o mais importante que possamos estar sempre aos pés do Senhor que é o melhor lugar do mundo.

Que nossos lares possam refletir a luz do Espirito Santo, e que possamos fazer e diferença na terra.

Amém.

Nenhum comentário:

Pages