As cinco exortações as famílias


Cinco exortações às famílias
Efésios 5-6
Sabemos que nosso Deus, pai todo poderoso nos ama. Mas de uma forma tão grande que deu seu filho unigênito para que morresse a nosso favor. Que pai daria a vida de seu único filho por pessoas que muitas vezes não fazem nada para agradecer este sacrifício?
No livro de Provérbios 13:24 diz: “O que não faz uso da vara odeia o seu filho, mas o que o ama desde cedo o castiga” Deus esta dizendo que o pai que não exorta seu filho não tem autoridade e não se importa com o bem estar dele. Deus é um pai amoroso, atencioso e bondoso com os seus filhos, mas quando é preciso ele exorta, castiga, repreende; mas é tudo para o crescimento dos filhos. Assim é o homem a mulher que tem uma criança ou até mesmo mais de uma, um filho que apronta, bagunça e não obedece é castigado ou corregido por eles; e quando esse filho merece é recompensado através de carinho, roupas, brinquedos, não é verdade?
Hoje o Senhor nosso Deus, pai querido e amado nos trás não só uma exortação, mas sim Cinco exortações. Achou muito? Mas é isso mesmo, cinco exortações para nós no convívio com a família. Deus nos ama por isso ele exorta.
A primeira exortação que Deus nos trás é para todos os crentes e esta em Efésios 5:1 e 2
   1 “Sede, pois, imitadores de Cristo, como filhos amados”
   2 “e andeis em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”

Jesus quando esteve na terra desde cedo predestinado a salvar o mundo, esteve aqui com AMOR, Jesus desde jovem de idade já começou a operar maravilhas e milagres libertando vidas das garras do inimigo e curando enfermos com doenças que naquela época não havia cura, tudo isso fez por amor ao próximo. Deus ordena que sejamos imitadores de Cristo, o que é isso? Imitador é uma pessoa que repete os mesmos atos que uma segunda pessoa praticou, exemplo: seus filho viu você cantando ele vai te imitar vai cantar também, seu filho te viu fazendo um ato diferente ele vai te imitar vai fazer o mesmo ato, assim devemos observar as santas escrituras e imitar a Jesus, mas imitar de uma forma diferente, buscando primeiramente o seu reino para que possamos ser cheios do espírito santo, levar a palavra aos cativos como Jesus fazia, obedecer a Deus como Jesus fez, levar a cura aos corações contritos e ganhar almas para o reino de Deus como Jesus fez.
Essa é uma exortação pra nós que às vezes pensamos em desistir, uma exortação a você que esta desviada dos caminhos do Senhor, temos que ser livres das imundícias do mundo seguindo, obedecendo e imitando a Jesus. Não podemos seguir o mundo, mas somente a Deus.

A segunda exortação que Deus da às famílias e crentes está em Efésios 5:22 e é dirigida exclusivamente as mulheres, as esposas.
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.”
O que este versículo quer nos dizer?
A mulher cristã não faz as vontades de Deus? Não faz de tudo pela obra do Senhor? Se for preciso uma mulher que ama e adora ao Senhor Jesus ela dá a vida pela obra do Pai, assim deve ser com o marido também, pois como diz a palavra ele é a cabeça da mulher, como Cristo é a cabeça da Igreja, hoje em dia vemos muitos lares sendo destruídos por brigas de casais com desunião por que um não respeita o outro, Deus criou a mulher das costelas do homem para que sempre estivesse ao lado do homem, lutando sempre por uma vida abençoada e feliz com Cristo.
A mulher deve amar e respeitar o marido. O esposo é a cabeça do lar, é ele que muitas vezes traz o sustento para dentro de casa. Vemos hoje que muitas mulheres não respeitam a autoridade do homem, o esposo sai pra trabalhar e ela fica dormindo, o esposo volta do trabalho não tem uma janta ou um almoço pronto pra ele comer por que ela estava na rua, nas vizinhas, muitas mulheres não dizem nem um “VAI COM DEUS” “BOM TRABALHO” um “EU TE AMO MEU AMOR” isso é uma forma de carinho que da animo pro homem trabalhar e continuar sempre feliz com o lar que tem, por que ele enxerga que tem uma esposa carinhosa, uma família abençoada em não precisa de mais nada pra ser feliz.
Uma mulher ser submissa ao marido não é ela aguentar tudo calada, ela também tem voz e boca, mas sempre tem que tomar as decisões conversando primeiramente com o marido, respeitando a autoridade de pai que ele tem e que é dada por Deus a ele. Uma mulher ser submissa é AMAR E RESPEITAR ao marido e demonstrar que esta com ele por que o AMA e por que foi Deus que os uniu e é feliz com ao lado dele.

A terceira exortação que Deus dá é diretamente ao HOMEM, em Efésios 5:25 que diz:
Maridos, amai a vossa esposa, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregando por ela.”
Vimos que Deus exorta a mulher a amar, respeitar e ser submissa ao esposo, mas Deus também exorta o homem a amar a sua esposa como Cristo amou a igreja, Deus amou o mundo de uma forma tão grande que deu seu único filho para morrer em nosso favor, assim o homem deve fazer, amar a sua esposa de uma forma tão grande que se for preciso deve morrer por ela, o homem deve fazer de tudo por sua esposa, amado e respeitando até que a morte os separem. Um lar que tem respeito e amor entre o casal é o lar mais feliz que pode existir, pois existe entre eles uma cumplicidade muito grande. O homem deve tomar as decisões sempre com  ajuda da esposa, para que haja compromisso um com o outro e respeito pelos filhos.
Efésios 5:28 e 29 diz que o homem deve amar a sua esposa como o seu próprio corpo, cuidar dela e alimenta-la, o esposo tem como obrigação sustentar uma família com o próprio trabalho, amar e respeitar a sua esposa de todo coração e também demonstrar que a AMA e a RESPEITA e é FELIZ AO LADO DELA.

AMBOS, ESPOSO E ESPOSA NUNCA DEVEM TROCAR UMA VIDA INTEIRA DE FELICIDADE POR UMA NOITE DE PRAZER.

A quarta exortação de Deus a família vem aos filhos em Efésios 6:1-3 que diz;
¹Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. ²Honrra o teu pai e tua mãe. ³para que te vá bem, e seja de longa vida sobre a terra.”
Vemos hoje em dia muitos filhos maltratando os seus pais, batendo e até matando como nos mostram os jornais.
Os filhos devem amar e respeitar os seus pais e agradecer por tudo que eles fizeram e fazem por eles, os filhos devem cuidar dos pais na velhice, pois na juventude deles os pais cuidaram dos filhos, nunca abandonaram ou deixaram faltar alguma coisa, os filhos devem honrar os pais para que tenham vida e felicidade na terra.

A quinta exortação de Deus vem diretamente aos pais em Efésios 6:4 que diz:
“E vos, pais, não provoqueis a vossos filhos a ira, mas criai-nos na disciplina e no conhecimento do Senhor.”
Os filhos quando pequenos estão num processo de “observação” tudo que o pai e a mãe faz ele aprende e quer fazer também, você pai e você mãe tem que ser um exemplo dentro de casa à bíblia diz em Provérbios 22:6 que os pais devem ensinar o caminho correto pros filhos para que depois de velhos permaneçam nos caminhos corretos e estejam bem.
Os pais devem educar seus filhos e não deixar esta parte da formação de caráter para os professores ou família, os professores lhe darão conhecimento, ensinarão a ler e escrever, a família estará sempre ao lado pra ajudar a cuidar quando preciso, mas a educação deve ser dada pelos pais, e os pais também deve ensinar tudo sobre Jesus e sua palavra, o que é certo o que é errado, a repreensão dos filhos quando merecido é autorizada por Jesus em Provérbios 13:24 diz: “O que não faz uso da vara odeia o seu filho, mas o que o ama desde cedo o castiga” o pai e a mãe que ama, assim como Deus exorta seus filhos e os castigas para o crescimento e formação de caráter.

A família que guarda a palavra do Senhor e obedece é a família mais feliz do mundo, pois o Senhor Deus abençoa os que o temem de coração.
Amem.

Nenhum comentário:

Pages