Santificação


Este ensinamento foi elaborado conforme as doutrinas da palavra de Deus observadas pelo
 Templo Pentecostal A Sétima Trombeta para santificação e culto de Santa Ceia.

Quem é Jesus Cristo?

Quem é Jesus? Alguém pode me responder?
1) Jesus não é somente um nome, nem tão pouco um personagem de historia, muito menos um personagem de ficção. Sabemos que Jesus é filho de Deus, que Deus enviou seu filho ao mundo para morrer por nós para que nós tivéssemos vida, e que Jesus esteve na terra operando milagres e maravilhas; ok. Mas, o que é Jesus Cristo? Lemos João 14:6 “disse-lhes Jesus: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, ninguém vem ao Pai se não por MIM”.
Agora temos a nossa resposta, Ele é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA.
IDOLATRIA
Mas, que caminho?
Definimos caminho como: rumo, destino, um curso que seja ou possa ser usado em ir de um lugar a outro, ou seja, Jesus é o nosso único caminho para a salvação, através de Jesus podemos sair deste mundo de horrores e ir morar no céu, Jesus é o único caminho para a salvação; e isso Ele deixa bem claro em Provérbios 14:12 “A um caminho que ao homem parece ser direito, mas no final dele são os caminhos da morte”. Que caminho você tem procurado? Em que caminhos você tem andado? A que senhor você tem servido? Lemos I Coríntios 10:14 ”Portanto, meus amados, fugi da idolatria” e lemos também Êxodo  20:3 a 5
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam

A que Deus você tem buscado e servido? É somente em Jesus que temos salvação por que ele é DEUS ZELOSO, ele te ama e quer te salvar. A muitos caminhos ai no mundo, mas, todos levam à perdição, a morte, a decadência familiar; Jesus é o único caminho certo para sua salvação.
Existem dois caminhos, o da perdição e o da vida eterna. Qual você escolhe?
FORMA HONROSA DE VESTIR-SE

2) Jesus declara ser A VERDADE, que verdade? O que é a verdade?
Buscando no dicionário a palavra verdade encontramos os seguintes significados:
  1. Expressão fiel da natureza, de um modelo, etc.
2. Qualidade do que é verdadeiro.
3. Coisa certa e verdadeira.
4. Confiança no que é real

Vimos que VERDADE é confiança, quando Jesus disse EU SOU A VERDADE ele estava dizendo EU SOU FIEL, PODE CONFIAR EM MIM.
Quando descobrimos uma mentira somos libertos do engano, das garras do diabo que é o pai da mentira; o diabo veio ao mundo pra matar, roubar e destruir e tem conseguido fazer isso com excelência através da mentira, do engano desde o inicio dos tempos quando mentiu e enganou a Eva e a Adão. Lemos João 8:32 “e conhecereis a verdade e a verdade voz libertara” Mas, do que a verdade que é Jesus pode nos libertar? Nos liberta dos vícios, da mentira, da vaidade, da idolatria, dos costumes do mundo, dos pecados contra o corpo...


Você pode me perguntar, Pastor, o que é pecado contra o corpo? E eu te respondo pela bíblia o que é este pecado. Mas antes vamos entender o que é o nosso corpo, ler Genesis 1:26 e 27
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Fomos criados por Deus, surgimos dó pó da terra, mas, somos a imagem e semelhança de Deus. Deus é perfeito e nos criou perfeitos, Deus criou um templo (nosso corpo) para fazer morada, lemos
1 Coríntios 3:16 e 17  "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo".

* Mas, o homem a mulher tem destruído o  templo do espirito santo com a prostituição que está descrita em 1 Coríntios 6:18,

* A mulher tem destruído o telhado do templo cortando os cabelos  1 Coríntios 11:6, 10,13 e 15.
* O homem sim deve cortar os cabelos 1 Coríntios 6:14,
* Muitos tem destruído o templo de Deus – seus corpos-  pintando as janelas e as paredes do templo Provérbios 11:22 “A beleza da mulher sem juízo é como uma jóia de ouro no focinho de um porco.” O que um porco faz com o focinho? Ele não se limpa, ele se suja mais, o porco usa o focinho para revirar a comida, a lavagem e até mesmo os seus dejetos. Para a mulher ela pode estar linda, mais para Deus não. O Lindo é ser natural.

O homem e a mulher tem enfeitado o templo com joias e enfeites desagradáveis a Deus.
1 Pedro 3:3 e 4
3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos,
4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas

Deuteronômio 22:5
5 Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus.





1 Timóteo 2:9-10
9 Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,
10 mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

ADULTERIO
Os mandamentos de Deus proíbem o adultério. A Bíblia diz em Êxodo 20:14 “Não adulterarás.”
Deixar a esposa ou o esposo, por causa de outra pessoa, é legalmente possível, mas é adultério aos olhos de Deus. A Bíblia diz em Lucas 16:18 “Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.”
Cobiçar a mulher ou o homem alheio é uma forma de adultério. A Bíblia diz em Mateus 5:27-28 “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Como tratou Jesus a mulher adúltera? A Bíblia diz em João 8:10-11 “Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.”
A vontade de Deus é que evitemos imoralidade sexual. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.”

Deus nós criou a imagem e a semelhança dele, no fez templo do espirito santo a bíblia diz que somos o sal da terra, por isso não devemos andar como o mundo mas, sim, fazer a diferença, temos que mostrar que O Espirito Santo está em nossas vidas. Em 1 Timóteo 6:19 diz

19 entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida.
O bom fundamento que temos é as santas doutrinas deixadas por Cristo no mundo e é através dela que podemos ter a vida eterna, isto é a verdade.

3) Vemos que Jesus é o caminho e a verdade, certo?
Mas Jesus declara ser a VIDA também, o que Ele quis dizer com isso?
Lemos Genesis 2:7  “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”.
Vimos que quando Deus criou o homem da terra, éramos somente barro, apenas um monte de barro, mais o SENHOR colocou o seu espirito, seu folego de vida em nós e vivemos, nossa vida é do espirito santo; no livro de Salmos 27:16 diz “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?”

O Senhor é a minha luz, sem a luz do espirito santo em nossas vidas nós somos apenas mais ser um humano na face da terra, vivendo e convivendo com os prazeres deste mundo, mas o Senhor é a nossa Salvação e nossa força de vida, sem a ajuda de Deus, nós por si próprios não podemos realizar nada, sem ajuda de Deus não temos ânimo para lutar, prosseguir na caminha do evangelho, o Senhor Deus nos sustenta em suas mãos. Está é a vida carnal. Mas, quando não obedecemos as santas escrituras do Senhor perecemos e nos desfalecemos na fé, a nossa vida espiritual morre. Quando nos entregamos aos pecados, luxuria, adultério, vícios, vaidades da carne e do mundo, o Senhor se retira de nossa presença, se retira do Templo que é o nosso corpo e padecemos, sofremos, perdemos tudo o que tínhamos desde o material, financeiro ao conjugal e familiar; Existe muitas famílias que sofrem com doenças, misérias, desemprego, separação do lar por causa que não estão firmados na palavra de Deus, deixam o diabo tomar conta do corpo e da mente e vivem como uma folha seca jogada ao chão, que o vento leva para onde quer.
Deus não tem alegria em ver um filho dele sofrendo no mundo, Deus não tem prazer em ver uma família destruída por causa do pecado, mas ele se alegra quando um pecador se arrepende e ele confirma isso em Lucas 10:15.

Quando se entregamos de corpo, alma e espirito ao Senhor Jesus ele nos da uma nova vida através da obediência a palavra e através do santo batismo nas aguas. Em Jesus, há a possibilidade de uma nova vida, plena e cheia de significado, bem diferente do estilo mundano e vazio de se viver.
Paulo escreveu aos Romanos 6:11-13: “Considerem-se mortos para os pecados, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam  aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça;  antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida” Quando aceitamos a Deus como único e suficiente salvador, Deus faz uma nova aliança conosco e através do preparo e conhecimento das santas doutrinas podemos ser batizados nas aguas e participar do corpo e do sangue do SENHOR.

Com este estudo descobrimos a nossa resposta da pergunta QUEM É JESUS? Através deste ensinamento podemos ver quem é Jesus e como ele quer que nós sejamos diante da presença de DEUS.

Irmãos estes ensinamentos não são para jugar a ninguém, nem para ofender, mas, sim, para a edificação de cada vida e preparo de cada filho de Deus aqui presente para a salvação.
SANTA CEIA DO SENHOR
Hoje estamos celebrando a Santa ceia do SENHOR.
O que é?
A SANTA CEIA foi instituída por Jesus na noite em que Ele foi traído. Essa noite era o dia da páscoa judaica. A Santa Ceia foi ordenada por Jesus para que acontecesse por toda a posteridade como uma lembrança viva de Sua morte e sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Por isso, até hoje a realizamos como um memorial.
Além de ser um memorial, a Ceia é um momento de comunhão da igreja e fortalecimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo. Um momento único e especial.

Quem pode cear?
A Santa Ceia não deve ser tomada de qualquer forma. A Bíblia nos orienta a examinarmos o nosso coração antes de participar. E é nesse exame que nos colocamos diante de Deus, reconhecendo o valor de Cristo e Sua obra, bem como, avaliando nossa vida, confessando pecados e tomando decisões de mudanças.
Quem deseja participar da Ceia, da mesa da reconciliação, precisa estar disposto a dar e receber perdão e ter uma nova vida, uma nova caminhada com Cristo seguindo todas as doutrinas aqui apresentadas e as que também não foram, mas, que serão apresentadas com o decorrer do tempo e se preparar cada vez mais para o Santo Batismo e  a vinda de Cristo.
Assim ficamos prontos para participar.

Lembro que eu não posso julgar a sua vida mas você pode, comece a examinar a sua vida, o deitar, o seu levantar, o seu agir, seus gestos, ações; o que você tem feito é do agrado de Deus? Você tem andado como Jesus quer ou como o mundo anuncia?

Faça uma analise de sua vida e os que se julgam preparados venham a frente para a celebração da Santa Ceia do SENHOR.

Lembro que, A Santa Ceia é do Senhor e não do Pastor Luiz Carlos nem da Missionaria Elenice a mesa está posta e assim como Jesus deu a Santa ceia a Pedro que o negou e a Judas que entregou a morte e todos os discípulos que o acompanhava eu não vou negar aos irmãos o direito de Cear, mas, peço encarecidamente que analise a sua vida e se estiver preparado pode cear.

                                                   Templo Pentecostal a Sétima Trombeta

Um comentário:

Unknown disse...

Interessantíssimo essa frase de John Wesley, esses grandes pregadores tinham um toque especial em colocar palavras nos lugares certos e simplificar toda uma mensagem.

Deus abençoe.

Ezequiel

Pages